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    quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

    A economia do mundo Pokémon


    Curioso para aprender como tantas pessoas vivem viajando pelo mundo sendo treinadores Pokémon? Como o dinheiro se movimenta além da compra de pokébolas e comida? Essa é a primeira análise (espero de muitas) com uma pitada de teoria sobre um universo de fantasia.

    Panorama Geral

    Vamos começar definindo que Pokémons são a parte mais importante da economia, eles estão presentes em todas os níveis, desde a geração da matéria prima, até a produção de energia para a transformação dessa matéria.

    Não existem animais no mundo do Pokémon, então tudo de origem animal é na verdade de origem Pokémon, desde a seda de um Caterpie, até o leite de um Miltank. Já em áreas que a mão de obra de um Pokémon pode ser utilizada, também vai ser aproveitada, como o esquadrão de bombeiros Squirtle, muito mais fáceis de serem carregados que tanques d’água em caminhões, ou os Gurdurr comumente encontrados em construção civil.

    Até mesmo em casos que o Pokémon não parece estar exercendo seu trabalho “natural”, eles podem vir a ajudar, como o Mr. Mime que ajuda a mãe de Ash nos afazeres domésticos, diminuindo a energia e o tempo gastos por ela nessa tarefa, consequentemente aumentando o tempo livre para outras atividades.

    Pokémon do tipo commodity

    A atual definição para commodity é de produtos de origem primária, ou mercadorias de características uniformes, ou seja, não sofre variância pela sua origem, como carne, grãos, cobre, ouro e etc. Alguns Pokémons são naturalmente do tipo Commodity, sendo eles água/gelo, grama, pedra, terra e metálico.

    Nem todos os Pokémons do tipo commodity conseguem gerar o produto, como por exemplo um Onix que não necessariamente cria pedras, mas ele pode vir a ser aproveitado na criação de tuneis de maneira muito mais rápida que qualquer máquina na nossa tecnologia atual, e assim ser útil na exploração de minérios. Apesar disso os que podem gerar o produto, como por exemplo um Mareep que além de gerar eletricidade tem seu corpo coberto de lã, são junto da comida a base inicial da economia; seus criadores conseguem explora-los a fim de dar início ao sistema.

    Falando em comida...

    Como falei anteriormente não existem animais, o que significa que a carne natural vem de Pokémons, provavelmente de Tauros, Miltank, Farfetch, Magikarp... Claro que ainda há a produção de frutas, grãos, vegetais e etc., mas no Brasil por exemplo o consumo per capito de carne é de mais de 78kg por ano, e somos apenas o sexto colocado em consumo. Então sim, as pessoas comem Pokémons no mundo de Pokémon!

    Gerando energia e enviando à indústria

    Depois de a matéria prima ser coletada e enviada para as fábricas, para a transformação dela precisamos de energia. O mundo de Pokémon a tecnologia é bastante avançada, e a energia utilizada é basicamente a eletricidade, porém dessa vez a fonte primaria não são Pokémons, eles são utilizados apenas quando há a necessidade de algum backup.

    Tudo isso mostra como a economia é dependente dos Pokémons, e portanto a maior parte da produção industrial é voltada a eles. Por isso não é de se estranhar que há tecnologias ligadas a Pokémon muito avançadas quando comparadas ao nosso mundo, e outras nem tanto, a prioridade é fazer produtos para Pokémons, e não carros voadores, já que você tem Pokémons voadores.

    Fazendo a roda girar

    Depois que o produto é feito e vai para a cidade, ele precisa ser vendido. Apesar de termos trabalhadores “comuns”, o que interessa é como os treinadores fazem para conseguir dinheiro? Ok, muitas vezes eles apostam entre si em batalhas Pokémon, além claro de diferentes tipos de torneios com premiações. Mas isso não seria o suficiente para manter um sistema, afinal, se você não tem sua mãe para bancar sua jornada aos 10 anos de idade, e você não é um campeão das ligas, como você conseguiria dinheiro?

    Agora vem a parte que não mostram pra gente: Alugando e vendendo Pokémons, é claro!
    Criadouros Pokémon seriam pouco eficazes para a geração de mão de obra, de nada adianta um Pokémon fraco para a indústria e até mesmo para alguns serviços, então eles precisam constantemente estar repondo Pokémons, ou até mesmo acrescentando conforme a economia cresce, e quem treina esses Pokémons? Os treinadores, é claro. Fazendo deles uma parte muito importante para a economia.

    Incentivo a profissão treinador

    Para incentivar os jovens a virarem treinadores e com isso fazer a manutenção da profissão, existem serviços gratuitos a fim de diminuir os gastos dos treinadores. Com toda certeza o governo e o setor privado, como a Kanto’s Silph Company, trabalham juntos para fazer por exemplo os Pokecenter. Para treinar seu Pokémon, você precisa que ele batalhe, e já imaginou o treinador precisar gastar com remédio e afins para cada luta realizada? O custo do Pokémon no final ficaria um absurdo. Por isso o governo e o setor privado se juntam para oferecer tecnologia de ponta, e consequentemente manter os outros segmentos aquecidos com os treinadores.




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    Item Reviewed: A economia do mundo Pokémon Rating: 5 Reviewed By: Guilherme Dadnis
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