Curioso para
aprender como tantas pessoas vivem viajando pelo mundo sendo treinadores
Pokémon? Como o dinheiro se movimenta além da compra de pokébolas e comida?
Essa é a primeira análise (espero de muitas) com uma pitada de teoria sobre um
universo de fantasia.
Panorama Geral
Vamos começar
definindo que Pokémons são a parte mais importante da economia, eles estão
presentes em todas os níveis, desde a geração da matéria prima, até a produção
de energia para a transformação dessa matéria.
Não existem
animais no mundo do Pokémon, então tudo de origem animal é na verdade de origem
Pokémon, desde a seda de um Caterpie, até o leite de um Miltank. Já em áreas
que a mão de obra de um Pokémon pode ser utilizada, também vai ser aproveitada,
como o esquadrão de bombeiros Squirtle, muito mais fáceis de serem carregados
que tanques d’água em caminhões, ou os Gurdurr comumente encontrados em
construção civil.
Até mesmo em casos
que o Pokémon não parece estar exercendo seu trabalho “natural”, eles podem vir
a ajudar, como o Mr. Mime que ajuda a mãe de Ash nos afazeres domésticos,
diminuindo a energia e o tempo gastos por ela nessa tarefa, consequentemente aumentando
o tempo livre para outras atividades.
Pokémon do tipo commodity
A atual
definição para commodity é de produtos de origem primária, ou mercadorias de
características uniformes, ou seja, não sofre variância pela sua origem, como
carne, grãos, cobre, ouro e etc. Alguns Pokémons são naturalmente do tipo
Commodity, sendo eles água/gelo, grama, pedra, terra e metálico.
Nem todos os
Pokémons do tipo commodity conseguem gerar o produto, como por exemplo um Onix
que não necessariamente cria pedras, mas ele pode vir a ser aproveitado na
criação de tuneis de maneira muito mais rápida que qualquer máquina na nossa
tecnologia atual, e assim ser útil na exploração de minérios. Apesar disso os
que podem gerar o produto, como por exemplo um Mareep que além de gerar
eletricidade tem seu corpo coberto de lã, são junto da comida a base inicial da
economia; seus criadores conseguem explora-los a fim de dar início ao sistema.
Falando em comida...
Como falei
anteriormente não existem animais, o que significa que a carne natural vem de
Pokémons, provavelmente de Tauros, Miltank, Farfetch, Magikarp... Claro que
ainda há a produção de frutas, grãos, vegetais e etc., mas no Brasil por
exemplo o consumo per capito de carne é de mais de 78kg por ano, e somos apenas
o sexto colocado em consumo. Então sim, as pessoas comem Pokémons no mundo de
Pokémon!
Gerando energia e enviando à indústria
Depois de a
matéria prima ser coletada e enviada para as fábricas, para a transformação
dela precisamos de energia. O mundo de Pokémon a tecnologia é bastante
avançada, e a energia utilizada é basicamente a eletricidade, porém dessa vez a
fonte primaria não são Pokémons, eles são utilizados apenas quando há a
necessidade de algum backup.
Tudo isso mostra
como a economia é dependente dos Pokémons, e portanto a maior parte da produção
industrial é voltada a eles. Por isso não é de se estranhar que há tecnologias
ligadas a Pokémon muito avançadas quando comparadas ao nosso mundo, e outras
nem tanto, a prioridade é fazer produtos para Pokémons, e não carros voadores,
já que você tem Pokémons voadores.
Fazendo a roda girar
Depois que o
produto é feito e vai para a cidade, ele precisa ser vendido. Apesar de termos
trabalhadores “comuns”, o que interessa é como os treinadores fazem para
conseguir dinheiro? Ok, muitas vezes eles apostam entre si em batalhas Pokémon,
além claro de diferentes tipos de torneios com premiações. Mas isso não seria o
suficiente para manter um sistema, afinal, se você não tem sua mãe para bancar
sua jornada aos 10 anos de idade, e você não é um campeão das ligas, como você
conseguiria dinheiro?
Agora vem a
parte que não mostram pra gente: Alugando e vendendo Pokémons, é claro!
Criadouros
Pokémon seriam pouco eficazes para a geração de mão de obra, de nada adianta um
Pokémon fraco para a indústria e até mesmo para alguns serviços, então eles
precisam constantemente estar repondo Pokémons, ou até mesmo acrescentando
conforme a economia cresce, e quem treina esses Pokémons? Os treinadores, é
claro. Fazendo deles uma parte muito importante para a economia.
Incentivo a profissão treinador
Para incentivar
os jovens a virarem treinadores e com isso fazer a manutenção da profissão,
existem serviços gratuitos a fim de diminuir os gastos dos treinadores. Com
toda certeza o governo e o setor privado, como a Kanto’s
Silph Company, trabalham juntos para fazer por exemplo
os Pokecenter. Para treinar seu Pokémon, você precisa que ele batalhe, e já
imaginou o treinador precisar gastar com remédio e afins para cada luta
realizada? O custo do Pokémon no final ficaria um absurdo. Por isso o governo e
o setor privado se juntam para oferecer tecnologia de ponta, e consequentemente
manter os outros segmentos aquecidos com os treinadores.
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