728x90 AdSpace

  • Latest News

    terça-feira, 16 de janeiro de 2018

    Chernobyl retorna, agora para produção de energia solar

    Por vários anos, o local onde ocorreu o desastre nuclear de Chernobyl permaneceu abandonado. Agora, está área se tornará uma grande produtora de energia renovável para aqueles que vivem nas proximidades.


    O poder do sol em Chernobyl

    Quando na mesma frase é dita a palavra "Chernobyl" e "energia", o assunto é sempre o mesmo, o desastre nuclear de 1986 que deixou a cidade Ucraniana em ruínas. Atualmente, o local que já foi sinônimo de desastre, não é mais apenas uma pilha de restos radioativos. E será lá a primeira usina de energia solar de toda a Ucrânia.

    Aproximadamente a 100 metros da imensa cúpula metálica colocada sobre o antigo reator da Usina, Foi instalado cerca de 3800 painéis solares, com potencial de geração de 1 megawatt. Como o solo ainda se encontra fortemente contaminado pela radiação, os painéis tiveram que ser presos a uma base de concreto.

    A Solar Chernobyl, uma empresa ucraniana-alemã a qual lidera esse renascimento da região, afirma que o projeto estará em andamento nas próximas semanas. Inicialmente, a usina solar poderia cobrir, sem nenhum problema a necessidade de uma pequena região com cerca de 2000 casas. Yevgen Varyagin, presidente da Solar Chernobyl, disse em entrevista que "Eventualmente, a empresa espera que a planta produza 100 vezes suas capacidades atuais".

    Os gastos da companhia para implementação do projeto foram de aproximadamente um milhão de euros (R$ 4 milhões), porém em projeções atuais estimasse que esse valor seja pago em apenas sete anos.



    Revivendo uma cidade

    Segundo algumas estimativas, as partículas nucleares do desastre de Chernobyl contaminaram cerca de 75% da Europa. De acordo com autoridades ucranianas, em uma área de aproximadamente 2000 km², próximo ao local do antigo reator, o terreno está tão contaminado que as pessoas não poderão viver lá nos próximos 24 mil anos.

    Por enquanto é inviável a colocação de uma cúpula que englobe toda a área contaminada pelo acidente, entretanto a colocação em 2016 sobre a antiga área do reator, reduziu drasticamente a radiação por toda a região. Segundo dados recentes do controle de radiação da região, os valores atuais são de apenas um decimo de níveis iniciais.

    "Enquanto o espaço não puder ser usado para agricultura, ela poderá ser utilizada para outros projetos” disse Ostap Semerak, Ministro de Meio Ambiente da Ucrânia. Também segundo A porta-voz da administração estatal da zona de Chernobyl, Lena Kovalchuk, "Kiev recebeu cerca de 60 propostas de algumas empresas estrangeiras, afim de desenvolver futuros desenvolvimentos em energia solar por toda a área". O preço barato e a proximidade das redes de energia tornaram o lugar atraente para investidores de todo mundo.

    Embora o local do desastre de Chernobyl nunca mais possa ser a cidade viva e povoada, de seus tempos áureos, pode servir como uma bela solução renovável, no ramo das energias. Enquanto alguns são hesitantes sobre o projeto, o Solar Chernobyl pode novamente transformar o local em referência de produção elétrica, agora por bons motivos.

























    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Chernobyl retorna, agora para produção de energia solar Rating: 5 Reviewed By: gbrugger
    Scroll to Top